Sistema

Medição junto à Concessionária

Os medidores de energia utilizados pelas concessionárias de energia em consumidores do GRUPO A dispõem de uma saída denominada saída do usuário. Nesta saída, que segue o padrão ABNT CODI, é informada através de um protocolo específico, o consumo de energia ativa e reativa dentro da janela de 15 minutos de integração, que é o intervalo de tempo para medição da demanda É nesta saída, através da TOMADA ÓTICA (garante a isolação galvânica entre medidor da concessionária e o gerenciador de energia) que são conectados os gerenciadores de energia da CCK AUTOMAÇÃO.



Gerenciadores de energia para consumidores cativos

Gerenciadores de energia para consumidores livres.


Medidores para consumidores livres já com interface direta para os equipamentos CCK:
  • SL7000
  • ION 7500
  • ION 7600
  • ION 8700
  • ION 8600A
  • ION 8600B
  • ION 8600C
  • ION 8500
  • ION 8400

Medidor ABNT CODI

Medidor MODBUS-RTU




Controle de Demanda e Consumo de Energia Elétrica

Os equipamentos que formam o SISTEMA CCK contam com saídas de contato sêco (relés) e correntes(4 a 20 mA) que pode ser utilizadas no acionamento de cargas ativas (liga/desliga/reduz) que, associado aos diversos algorítimos de controle de demanda disponíveis no sistema, possibilitam eliminar desperdícios de energia elétrica sem interferir no processo produtivo.

Controle de Demanda e Consumo com Saída Digital

Controle de Demanda com Saída Analógica

Sem Controle de Demanda

Com Controle de Demanda



Módulos de acionamentos



Controle de Fator de Potência

Os relés dos equipamentos CCK podem ser utilizados também no acionamento de cargas reativas, possibilitando a manutenção do fator de potência no nível desejado com a garantia da atuação otimizada sobre bancos de capacitores, minimizando as operações de liga/desliga, aumentando a durabilidade dos bancos e contactores; No SISTEMA CCK, o controle de fator de potência global, cujo o valor é obtido junto a medição da concessionária, é integrado com o controle de fator de potência setorial, cujo o valor é obtido junto a medição local de energia. Esta característica minimiza a necessidade de instalação de bancos de capacitores para a correção do fator de potência.


Módulos de Acionamento de Banco de Capacitores

Com Controle de Fator de Potência


Módulos de acionamentos




Medição Setorial de Energia para o Rateio da Conta

As medições setoriais de energia realizadas através dos medidores CCK irão possibilitar a obtenção da relação KWh/unidade de produção, onde a otimização deste índice poderá implicar muitas vezes em uma eficientização também, no processo produtivo, permitindo um acompanhamento total das ações a serem implementadas, e ainda adoções de medidas corretivas tais como:



Equipamentos CCK para medição de energia

Arquitetura de Medidores Com Memória de Massa

Gráfico de Centro de Custo Setorial

Meta de Consumo Mensal Setorial



Medição de Utilidades

O SISTEMA CCK, través de seus equipamentos, dispõe de tipos de entradas (pulsos, analógicas 4 a 20 mA, serial RS485 com protocolo MODBUS RTU ou qualquer instrumento com saída serial e protocolo aberto) para a aquisição de sinais que permitem a obtenção, além da energia elétrica, do consumo de gás, ar comprimido, vapor, temperatura, etc.



Equipamentos CCK para concentração de dados


Medição Analógica (Corrente mA)

Temperatura

Meta de Consumo Mensal Setorial

Meta de Consumo Mensal Setorial




Supervisão e Alarmes de Estados (I/O)

O Sistema CCK, através de seus módulos de entrada de contato seco, verifica, alarma e registra o estado e variação de estado (aberto/fechado) dos diversos elementos de proteção de um sistema elétrico (relés, disjuntores, etc), de indicação de falhas, de elementos físicos como portas, janelas, nivel de caixa d'água, bombas ,etc. Possibilita o envio de mensagens via email ou SMS (com modem CCK7010-GPRS ou CCK7010-34G adicional).



Módulo de entradas digitais

Supervisão


Estado de Entradas OnLine

Relatório dos Estados das Entradas

Visualização Customizada dos Estados de Entradas

Alarme dos Estados de Entradas




Qualidade de Energia

O SISTEMA CCK introduz um novo conceito de Gerenciamento de Energia, pois associa aos padrões convencionais de informação quantitativa a possibilidade de análise qualitativa, trazendo ao usuário dados precisos, em tempo real, sobre a qualidade da energia utilizada, permitindo a verificação de índices como:



Equipamentos CCK para qualidade de energia

Afundamento de Tensão

Afundamento Momentâneo de Tensão

Espectro de Harmônicas

Tensão em Regime Permanente

Distorção Harmônica por Fase




Armazenamento de Dados

Para dar confiabilidade ao sistema, todos os registros de medições estão nos equipamentos CCK, que contam com memória de massa, protegida por bateria para o caso de falha de energia, sendo formada por intervalos de médias integradas de 5 ou 15 minutos e armazenadas por 35 dias contínuos. Na chegada do 36º dia, o primeiro é apagado.

Equipamentos CCK com memória de massa




Comunicação

Todos os equipamentos CCK são interligados, sendo que a CCK AUTOMAÇÃO possui todas as alternativas para esta interligação:

  • RS 485 – Par trançado blindado;
  • RS 232;
  • Fibra Óptica Multimodo (CCK 670/CCK675);
  • Internet;
  • TCP/IP – Ethernet 10/100 Mb;
  • Modem;
  • Rádio.




Gerenciamento

Quando o programa SW CCK PC 6000 estiver em execução no microcomputador irá se comunicar com as unidades CCK através do meio de comunicação que for utilizado (ETHERNET TCP/IP, par trançado blindado, fibra ótica, etc), permitirá a monitoração em tempo real não só da concessionária, como de cada ponto de medição do sistema. Este programa, conforme a configuração do SISTEMA CCK implantado, poderá também estar emitido de alarmes quanto a demanda, fator de potências, freqüência, nível de tensão, atualização de unifilares na tela do microcomputador, etc.

Uma das funções do programa SW CCK PC 6000 é a transferência dos dados armazenados nas memórias de massa das unidades CCK e gravá-los no microcomputador, formando um banco de dados a partir do qual serão emitidos gráficos e relatórios analíticos de utilização de energia elétrica, além da emissão e rateio da conta de energia.

Exemplos de telas do Programa SW CCK PC 6000

Demanda e Fator de Potência

Fator de Potência Horário

Tensão e Corrente

Fator de Carga


Fator de Utilização

Meta de Consumo

Consumo

Consumo Semanal


Patamares de Consumo (Mercado Livre)

Patamares Semanais ( Mercado Livre)

Relatório Resumo

Relatório Demandas Máximas


Relatório de Excesso de Capacitores

Relatório Consumos Horários

Supervisão do Controle de Demanda

Supervisão de Medidores Trifásicos




Conectividade

Comunicação em MODBUS RTU


O SISTEMA CCK possui uma extensa lista de equipamentos para os quais já foram desenvolvidos os DRIVER's de comunicação; Com o novo CCK6700E e CCK6800E, a integração é feita diretamente no equipamento via mapa modbus. Obs: consulte-nos sobre novas integrações.

OPC


O Sistema CCK pode ainda, através de OPC, conectar-se a qualquer supervisório (lfis,INTOUCH, ELIPSE, etc). como apresentado na figura abaixo:

Integração OPC - Servidor Modbus TCP



Banco de Dados


O SISTEMA CCK já está integrado com os seguintes bancos de dados:



Customização

Através de um editor de tela, dá total flexibilidade ao usuário na criação de suas próprias telas de monitoração.



Monitoração de Substação do Metrô

Monitoração de Indústria Alimentícia



Avenida Sapucaí, 500
Boa Vista - CEP: 37540-000
Santa Rita do Sapucaí - MG

+55 (35) 3471-4223 | (35) 3471-4723 | (35) 3471-7362

comercial@cck.com.br

Assine nosso boletim

GERENCIAMENTO DE ENERGIA CONTROLE DE ENERGIA CONTROLE DE UTILIDADES CONTROLE DE DEMANDA CONTROLE DE CONSUMO CONTROLE DE FATOR DE POTENCIA ANALISE DE HARMONICAS OSCILOGRAFIA MEDIÇAO DE ENERGIA CENTRO DE CUSTO TELEMETRIA MEDIDOR DE ENERGIA CONTROLADOR DE FATOR DE POTÊNCIA CONTROLADOR DE DEMANDA ANALISADOR DE ENERGIA ISO 50001 QUALIDADE DE ENERGIA EFICIENCIA ENERGÉTICA RATEIO DA CONTA DE ENERGIA GESTÃO DE CONTA DE ENERGIA GESTÃO DE ENERGIA CONSUMO DE ENERGIA HARMÔNICA RATEIO UTILIDADES CONTROLADOR GERENCIADOR MEDIDOR TRANFORMADOR CORRENTE BI PARTIDO